terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Rede Social


“A David Fincher film”. Quando esta frase aparece na telona tenho certeza que verei no mínimo algo muito acima da média. Afinal, um diretor que tem em seu currículo os ótimos “Vidas em Jogo”, “Quarto do Pânico” e “Zodíaco”, os excelentes “Seven” e “Curioso Caso de Benjamim Button” e o excepcional “Clube da Luta”, merece minha confiança (e devo dizer que devo grande parte de minha cinefilia a ele). Ao saber que a história da criação do Facebook seria adaptada ao cinema a partir do livro “Bilionários por Acaso”, não me interessei. Ao descobrir que David Fincher dirigiria, não entendi qual seria seu objetivo, mas de qualquer maneira eu veria o filme. No momento em que assisti ao trailer de A Rede Social, percebi que ele seria capaz de transformar essa história em uma narrativa fantástica.
Já na abertura somos apresentados ao famoso Mark Zuckerberg em uma cena que resume o que será o restante do filme. Diálogos absurdamente rápidos, falando sobre vários assuntos ao mesmo tempo e que nos mostra as diversas facetas do protagonista. Com cinco minutos de filme, já se conhece toda a tridimensionalidade de Zuckerberg: Dotado de um humor ácido e afiado, inteligência imensa, um ego gigantesco, dificuldade para lidar com as pessoas e a forma como “faz de tudo para ser um babaca”.
Transmitir tanto sobre um personagem em tão pouco tempo é também mérito de Jesse Eisenberg, que consegue fazer com que no decorrer do filme, sintamos ódio ou carinho pelo tal babaca, ou as duas coisas juntas. O futuro Homem-Aranha Andrew Garfield também se sai muito bem no papel do brasileiro bonzinho que só se fode Eduardo Saverin e é o melhor do elenco, ao passo que Armie Hammer e Justin Timberlake também cumprem bem suas funções.
Fincher é o cara, mas não sozinho. A Rede Social ganha força pela trilha sonora digital que cai como uma luva, pelo fantástico roteiro de Aaron Sorkin e pela engenhosa montagem de Kirk Baxter e Angus Wall, que intercalam todo o filme com cenas de 2003, quando o fatídico site estava sendo desenvolvido, com outras de dois processos que seu criador respondia, e o que nos primeiros momentos parece confuso revela-se uma ótima saída.
A Rede Social deve ser indicado às principais categorias de todas as premiações, e ao que tudo indica abocanhará a maioria delas, incluindo melhor filme e direção. No meu modesto ranking de Fincher’s, este exemplar se enquadra na categoria dos excelentes.

A Rede Social  *****  9,0
The Social Network
David Fincher, 2010

5 comentários:

  1. Talvez, eu seja o único que esperava mais deste filme.

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, na verdade, com tudo que andavam dizendo, eu também esperava mais. Mas não dá para negar que é um excelente filme.

    ResponderExcluir
  3. Já eu, não esperava tanto. Nunca a história do Facebook me chamou a atenção. Para mim vale pelos diálogos...

    ResponderExcluir
  4. É o filme do ano gente. Não adianta.

    Ainda mais com a direção de David Fincher, o filme vai papar todos os prêmios.

    Gostei do blog, já etsou seguindo :D

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, cai na categoria dos ótimos, não dos excelentes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails