Em 2008, Homem de Ferro foi lançado sob baixas expectativas e surpreendeu a todos, principalmente com Robert Downey Jr. no papel principal, tornando-se um dos melhores filmes de Super Herói. Agora, dois anos depois, Homem de Ferro 2 foi muito aguardado, talvez esperando-se que fizesse parte da nova safra de filmes do gênero, que tem apresentado suas continuações melhores do que os originais, como Batman O Cavaleiro das Trevas e Homem-Aranha 2. Não decepciona, mas não chega a ser melhor que seu antecessor.
Iniciando exatamente onde o primeiro parou, o que traz um bom ritmo e não deixa o espectador com a sensação de que perdeu nada. Somos apresentados ao novo vilão, muito bem interpretado por um estilizado Mickey Rourke, querendo se vingar de Tony Stark pela morte de seu pai, ao passo que o empresário precisa lidar com problemas de saúde e pressão do governo para liberar o segredo de suas máquinas.
O filme tem uma narrativa ágil, leve e engraçada e revela-se como um passatempo, sem grandes pretensões dramáticas, e atinge o seu objetivo. O roteiro deixa um pouco a desejar ao primeiro filme, mas o diretor Jon Favreau mostra competência com cenas de ação bem construídas e bem realizadas, e efeitos especiais perfeitos.
No campo das atuações, ninguém ainda é páreo para Robert Downey Jr.. Mais sarcástico e egocêntrico do que nunca, o personagem combina perfeitamente com o ator, e são dele os melhores momentos do filme. Scarlett Johansson surge mais bonita do que nunca em cenas divertidas, mas com aquela cara de sedução fixa, parece não ter expressão. O filme ainda trás Garry Shandling impagável no papel do Senador Sterm.
Homem de Ferro 2 não é fabuloso, mas mostra que um blockbuster ainda pode ser blockbuster, com qualidade e fazendo sucesso sem ser necessariamente em 3D.
Homem de Ferro 2 ***
Iron Man 2
Jon Favreau, 2010
Muito boa a crítica. Você consegue definir um filme muito bem com poucas palavras, apesar de discordar de você em alguns pontos (normal).
ResponderExcluirAh! Gostei mais deste do que do primeiro.
Parabéns, sucesso.
Ass: Cinéphillo